domingo, 14 de abril de 2013

Fui vítima das duas tragédias da vida

O dramaturgo irlandês George Bernard Shaw escreveu: "Existem duas tragédias na vida. Uma é perder o que o seu coração deseja. A outra é conseguir."
Esta é a minha citação favorita, pois encontro nela a explicação para algumas situações da vida. Qualquer escolha feita é acompanhada por uma série de renúncias. O difícil é mensurar o que realmente é o mais importante: um relacionamento, a companhia de amigos, a realização de um sonho ou uma conquista profissional. 
É possível conciliar tudo o que a vida oferece de bom? Eu não consegui. 
Me foquei na acontecimento mais recente, que é a realização de um sonho que havia anos que me acompanhava. A dedicação já me rendeu bons momentos. Ao mesmo tempo percebi que não teria chegado onde estou sem a participação do que renunciei. Então, esse é o preço da vida? O pagamento é caro e é impossível passar ileso por essa cobrança. 
A escolha já é a realidade. Agora me resta a obrigação de continuar focado, reordenando a vida a partir da minha decisão.
Voltando à citação, tomei conhecimento dela assistindo o seriado One Tree Hill (Lances da Vida). Todos os episódios da série terminam com os personagens utilizando citações, de autores famosos ou anônimos. A citação do George Bernard Shaw encerrou o episódio "A Maré Que Foi e Nunca Voltou", que é o último da segunda temporada. Além das citações perfeitamente encaixadas no contexto dos episódios, o seriado também é insuperável na trilha sonora, divulgando o trabalho de artistas novos. Mas este texto tem relação com apenas um trecho do episódio. Em apenas três minutos, os seis personagens principais dão significados diferentes a citação de George Bernard Shaw. Acredito que você vai se identificar com alguma das interpretações. 



Você sabe o que o seu coração realmente deseja?


Um comentário:

  1. Estou assistindo novamente a série. Confesso que a anos atrás as citações não me chamaram atenção. Agora chamam...

    ResponderExcluir